As quaresmeiras já estão colorindo as ruas de Santos. O Município conta, atualmente, com 14 espécies de árvores florescendo em diferentes épocas do ano.
Desde 2013, a Coordenadoria de Paisagismo da Prefeitura (Copaisa) realiza levantamentos sobre arborização na Cidade. No último mês, foi concluído o catálogo de floração, com o objetivo de diversificar o paisagismo com planejamento e garantir que haja, ao menos, uma espécie florindo a cada mês do ano.
“É interessante diversificar, até para atender um leque maior da nossa fauna, com mais opções de alimento. Assim, também diminuímos a chance de perder espécies por pragas, já que nem todas as árvores estarão comprometidas”, explica o coordenador de Paisagismo, João Cirilo.
Segundo ele, as informações de fácil acesso também servem aos moradores, que podem buscar orientações sobre qual espécie escolher.
“Quando você planta uma nova muda, precisa identificar todas as interferências urbanas no local. Se a calçada for estreita, não adianta um chapéu de sol, que será removido em dez anos por problemas com a raiz. Em caso de dúvida, o munícipe pode entrar em contato com a Copaisa para instruções específicas de acordo com a rua”, completa.
Em números
Um inventário arbóreo já foi realizado em praças da Cidade. Em 101 delas, constatou-se a presença de 3.113 árvores, de 118 espécies, das quais 63% são originárias de outros países, 37% nativas do Brasil e, dentre elas, 25% oriundas da Mata Atlântica.
Já nas 76 escolas da parte insular de Santos, o censo indicou a presença de 1.818 árvores, de 124 espécies, sendo 24% nativas e 76% exóticas.
Fonte: Atribuna
Ótimo artigo!
Sou natural de Santos mas me mudei para São Paulo quando era bebê ainda.
Mas minha raiz continua lá.
Muito legal ver este post e ver o quão bonito podemos manter a cidade florida.
Vou tentar fazer o mesmo aqui, mas não sei se vai dar pois Santos deve ser mais úmido, correto?